terça-feira, 23 de junho de 2009

Sob olhares de Putin, Medvedev assume a presidência na Rússia

Medvedev se tornou o terceiro presidente do país desde o fim da União Soviética.

Putin vai ser o novo primeiro-ministro.

Do G1, com agências

Tamanho da letra

Dimitri Medvedev se tornou nesta quarta-feira (7) o terceiro presidente da Rússia desde o fim da União Soviética, depois de Boris Yeltsin e Vladimir Putin, após jurar a Constituição como novo chefe de Estado durante uma cerimônia solene no Kremlin.

"Juro respeitar e proteger os direitos e liberdades, respeitar e defender a Constituição da Federação da Rússia, defender a soberania e a independência, a segurança e a integridade do Estado, servir fielmente ao povo", afirmou ao tomar posse com a mão sobre a Constituição, diante de Putin, seu antecessor e mentor, e de centenas de convidados.


Foto: Ria Novosti/Reuters
Ria Novosti/Reuters
Putin e Medvedev durante cerimônia no Kremlin, em Moscou (Foto: Ria Novosti/Reuters)

O novo presidente afirmou que a prioridade de seu mandato será continuar com o "desenvolvimento das liberdades cívicas e econômicas". Também disse que para isto contará com o apoio de Putin, a quem nomeará primeiro-ministro.

Em seguida, Medvedev recebeu os códigos que dão o controle do poderio nuclear das mãos do ministro da Defesa, Anatoli Sediukov.

Um pouco antes, Putin afirmou que a Rússia avançou em seus oito anos de presidência e desejou boa sorte ao sucessor.


Para Medvedev, de 42 anos, a posse marcará a chegada ao topo após uma surpreendente ascencão de obscuro burocrata da era Putin a comandante-em-chefe de um amplo arsenal nuclear e líder do maior produtor de energia do mundo.


Medvedev foi candidato nas eleições presidenciais de 2 de março com o compromisso exclusivo de dar prosseguimento ao plano de Putin. Quando fez o discurso da vitória na Praça Vermelha, Putin estava a seu lado.

Durante a presidência de Putin os primeiros-ministros foram figuras sem muita importância e sem qualquer independência em relação a ele.

Porém, Putin já deixou claro que com ele no cargo isto mudará.

Em um discurso em fevereiro, descreveu a função de primeiro-ministro como a de "maior poder executivo no país", com o presidente relegado ao papel de mero e simbólico "avalista da Constitutição".

Dois terços dos russos acreditam que Putin controlará o novo presidente, de acordo com uma pesquisa realizada em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário