terça-feira, 23 de junho de 2009

Sob olhares de Putin, Medvedev assume a presidência na Rússia

Medvedev se tornou o terceiro presidente do país desde o fim da União Soviética.

Putin vai ser o novo primeiro-ministro.

Do G1, com agências

Tamanho da letra

Dimitri Medvedev se tornou nesta quarta-feira (7) o terceiro presidente da Rússia desde o fim da União Soviética, depois de Boris Yeltsin e Vladimir Putin, após jurar a Constituição como novo chefe de Estado durante uma cerimônia solene no Kremlin.

"Juro respeitar e proteger os direitos e liberdades, respeitar e defender a Constituição da Federação da Rússia, defender a soberania e a independência, a segurança e a integridade do Estado, servir fielmente ao povo", afirmou ao tomar posse com a mão sobre a Constituição, diante de Putin, seu antecessor e mentor, e de centenas de convidados.


Foto: Ria Novosti/Reuters
Ria Novosti/Reuters
Putin e Medvedev durante cerimônia no Kremlin, em Moscou (Foto: Ria Novosti/Reuters)

O novo presidente afirmou que a prioridade de seu mandato será continuar com o "desenvolvimento das liberdades cívicas e econômicas". Também disse que para isto contará com o apoio de Putin, a quem nomeará primeiro-ministro.

Em seguida, Medvedev recebeu os códigos que dão o controle do poderio nuclear das mãos do ministro da Defesa, Anatoli Sediukov.

Um pouco antes, Putin afirmou que a Rússia avançou em seus oito anos de presidência e desejou boa sorte ao sucessor.


Para Medvedev, de 42 anos, a posse marcará a chegada ao topo após uma surpreendente ascencão de obscuro burocrata da era Putin a comandante-em-chefe de um amplo arsenal nuclear e líder do maior produtor de energia do mundo.


Medvedev foi candidato nas eleições presidenciais de 2 de março com o compromisso exclusivo de dar prosseguimento ao plano de Putin. Quando fez o discurso da vitória na Praça Vermelha, Putin estava a seu lado.

Durante a presidência de Putin os primeiros-ministros foram figuras sem muita importância e sem qualquer independência em relação a ele.

Porém, Putin já deixou claro que com ele no cargo isto mudará.

Em um discurso em fevereiro, descreveu a função de primeiro-ministro como a de "maior poder executivo no país", com o presidente relegado ao papel de mero e simbólico "avalista da Constitutição".

Dois terços dos russos acreditam que Putin controlará o novo presidente, de acordo com uma pesquisa realizada em abril.

Russia

DADOS PRINCIPAIS

ÁREA: 17.075.400km²
CAPITAL: Moscou
POPULAÇÃO: 145,27 milhões (estimativa 2002)
MOEDA: rublo
NOME OFICIAL
: Federação Russa (Rossíyskaya Federátsiya).
NACIONALIDADE: russa
DATA NACIONAL: 12 de junho (Dia da Pátria). - Saiba mais sobre a Revolução Russa

GEOGRAFIA DA Rússia:

MAPA DA Rússia
LOCALIZAÇÃO: uma parte no leste da Europa e outra no norte da Ásia
FUSO HORÁRIO: + 6 horas em relação à Brasília
CLIMA DA Rússia
: subpolar (extremo N), temperado continental (maior parte), de montanha (centro).
CIDADES DA Rússia (PRINCIPAIS)
: Moscou, São Petersburgo, Ninji Novgorov , Novosibirsk, Yekaterinburgo
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO:
: russos 82%, tártaros 4%, ucranianos 3%, chuvaches 1%, outros 10% (1996).

IDIOMAS: russo (oficial), chuvache, calmuco, chechene

RELIGIÃO: cristianismo 17,5% (ortodoxos 16,3%, católicos 0,3%, protestantes 0,9%), islamismo 10%, judaísmo 0,4%, outras 72,1% (maioria ateísta) (censo de 1995)

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 8,3 hab./km2

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: -0,2% ao ano (1995 a 2000).

TAXA DE ANALFABETISMO: 0,6% (censo de 2000).

RENDA PER CAPITA: US$ 11.041 (estimativa 2006).

ECONOMIA DA RÚSSIA :
Produtos Agrícolas:
batata, trigo, cevada, outros cereais.
Pecuária: suínos, bovinos, ovinos, aves
Mineração: cobre, minério de ferro, níquel, turfa, aluminio, carvão, gás natural, petróleo.
Indústria
: alimentícia, máquinas, siderúrgica (ferro e aço), equipamentos de transporte, química.

Revolução Russa

Queda da monarquia, Revolução de 1917, Bolcheviques no poder, socialismo, comunismo, Lênin,
consolidação da revolução, formação da URSS, economia e administração, resumo

Czar Nicolau II : Rússia pré-revolução
O czar Nicolau II: absolutismo na Rússia pré-revolução

Introdução
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

revolução russa Lênin fala aos revolucionários em 1917

A Rússia na Primeira Guerra Mundial
Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.

Greves, manifestações e a queda da monarquia
As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

A Revolução Russa de outubro de 1917
Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).

A formação da URSS
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.